casa da chácara

PROJETO RESIDENCIAL
LOCAL: Nova Hartz/RS
ANO: 2021
AUTORES: Ananda Rossi da Motta, Isaque Davi Schäfer e Mateus Hillebrand

Em um terreno na zona rural de Nova Hartz/RS projetamos uma residência para uma casal que valoriza muita a sua relação com a natureza. Com o desejo de construir um complexo que abrigaria, além do espaço da residência, um conjunto de cabanas de aluguel e espaços de convivência, o projeto se iniciou com um planejamento amplo, considerando a topografia, os curso d’água, as massas vegetais e distribuição das construções no terreno. Para isso, se dividiu a propriedade em 3 áreas distintas com acessos independentes, e se projetou a ampliação das áreas florestadas existentes com novas agroflorestas.

Definidas as intensões para o uso da propriedade, o próximo passo foi projetar a residência do casal. Dentre as premissas desse projeto estavam a forte relação com o exterior, o uso de materiais e estratégias que valorizassem a eficiência energética da residência e uma distribuição de ambientes que suprisse as necessidades do dia-a-dia dos moradores.

Implantada no eixo leste-oeste, a residência dispões as maiores fachadas para norte e sul, com uma grande cobertura voltada para norte. A madeira é utilizada como material principal e o tijolo maciço é utilizado junto dos espaços que exigem instalações hidráulicas e no volume do reservatório.

A cobertura é o elemento de destaque na composição da volumetria e se dá em uma água única, gerando um pé-direito amplo, com esquadrias altas que permitem uma excelente iluminação para os espaços internos. A inclinação e posição do telhado também foi fator crucial para a definição da volumetria e implantação da casa, afim de otimizar a eficiência dos painéis fotovoltaicos.

A disposição dos ambientes permite uma boa integração dos espaço interno da casa com as varandas e com a natureza, ampliando os espaços de convivência, tão importantes aos moradores.