Regularização fundiária – Comunidade Kephas/NH

TRABALHO ACADÊMICO DE PROJETO ARQUITETÔNICO
AUTORES: Ananda Rossi da Motta, Isaque Davi Schafer, Jorge Stocker Jr. e Mateus Henrique Hillebrand
LOCAL: Novo Hamburgo/RS
ANO: 2014
CASA JORGE
Projeto para o bairro Kephas, área em situação irregular na cidade de Novo Hamburgo.

O conceito atribuído ao projeto foi Fruição (Ato ou efeito de fruir. Desfrute). Assim, o projeto busca potencializar as características positivas do bairro. Como o traçado orgânico das ruas, que respeitam as incinações do terreno, e a disposição irregular das casas, que gera uma imagem local própria e cria um senso maior de comunidade.

O projeto apresenta três diferentes tipos de habitação: casa térrea, sobrado, e edifício multifamiliar. Todas eles com previsão de ampliação. Com a finalidade de preservar o arroio que atravessa a vila, sua Área de Proteção Permanente (APP) foi transformada em um parque linear, com espaços de lazer, playground, e uma escola de educação ambiental. Trazendo os moradores da comunidade para o parque e incentivando um senso de apropriação da vila.P7202Sem Título-1Scene 3Scene 7geral implantaçãomuta arquitetos_regularizacao fundiariamuta arquitetos_regularizacao fundiariaparque11_2
pracinha1_2_2parque2_12P7rua 2P7201geral implantação_3_sobradosobrado (2)sobrado (5)P7200SketchUp_7SketchUp_6apto3D (4)muta arquitetos_regularizacao fundiaria apto2D (2)apto2D (3) apto2D(4)apto3D (1)apto3D (3)